Criando Viveiros Educadores em três grandes Escolas de Guaíba.
Viveiros Educadores são espaços de produção de mudas de espécies vegetais onde, além de produzi-las, desenvolve-se de forma intencional, processos que buscam ampliar as possibilidades de construção de conhecimento, exercitando em seus procedimentos e práticas, reflexões que tragam consigo, o olhar crítico sobre questões relevantes para a Educação Ambiental como:
ética, solidariedade, responsabilidade socioambiental, segurança alimentar, inclusão social, recuperação de áreas degradadas entre outras possibilidades.
São espaços onde a produção de mudas é tratada como porta de entrada para reflexões mais profundas sobre as causas e possibilidades de enfrentamento para a problemática socioambiental local e global.
A produção de mudas e o plantio de árvores são temas geradores bastante eficientes. Por meio deles é possível estimular o alcance da compreensão sistêmica que a questão ambiental exige.
Desde que conduzido de forma pedagógica e questionadora, o viveiro pode estimular o surgimento de novas iniciativas que complementem e fortaleçam a atuação de grupos e instituições que desenvolvem processos de Educação Ambiental em todo o país.
É nesse movimento de construção coletiva, em que as diversas possibilidades de abordagem e aprendizagem são exploradas e organizadas com o intuito de despertar o espírito crítico, que o viveiro passa a ter sua dimensão educadora exercitada.
Objetivos:
- Ampliar o número de mudas do projeto;
- Obter um maior contato dos alunos com as plantas;
- Possibilitar um espaço para produção de mudas e relacionar com a educação ambiental;
- Trabalhar na Escola as questões sobre a responsabilidade socioambiental;
- Usar partes da mudas, principalmente nativas, para a recuperação de áreas degradadas;
- A produção de mudas e o plantio de árvores pelos próprios alunos;
- Usar Viveiro Educador como espaço de aprendizagem, orientado por elementos e práticas pedagógicos que auxiliem na educação dos alunos que com ele interagem;
- Estimular o surgimento de novas iniciativas que complementem e fortaleças a atuação de grupos e instituições que desenvolvem projetos de Educação Ambiental em toda a cidade;
- Contribuir para a viabilização das transformações socioambientais necessárias ao resgate da qualidade de vida e do bem estar humano;
- Requalificar o ambiente urbano e melhoria da qualidade de vida da população;
- Estimular a criação de uma equipe pedagógica na Escola para ampliar e viabilizar o projeto;
- Estimular o plantio e consumo de mudas frutíferas;
- Usar o projeto ambiental como tema gerador durante as aulas;
- Possibilitar a participação de grande parte dos alunos nessa prática ambiental;
- Tornar pública essa prática ecológica através do plantio na comunidade local;
- Fazer com que os alunos mantenham essa prática ao longo de suas vidas e plantando mudas em todos os espaços disponíveis;
- Fazer com que o projeto não fique restrito apenas ao ambiente escolar.
Referência bibliográfica:
- Viveiros Educadores - Plantando Vida
- Organização: Gustavo Nogueira Lemos / Renata Rozendo Maranhão
Brasília, Janeiro de 2008
terça-feira, 12 de maio de 2009
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Estratégia para ampliar o projeto
No segundo encontro do curso ambientalistas educadores que ocorreu no rincão gaia em Pantano Grande, refúgio e última morada de Lutzenberger, além de recuperar minhas energias para a luta ecológica, tive uma nova idéia para ampliar o projeto. A criação de viveiros ecológicos em Escolas com disponibilidade de espaço, sendo portanto, escolas estratégicas para o andamento do projeto, pois nesses viveiros serão distribuídas centenas de mudas que irão atingir uma comunidade bem maior, onde os alunos poderão participar e interagir na criação dessas mudas e na manutenção do viveiro, valorizando mais as plantas e compreendendo melhor a importância dessa prática. As escolas que pretendo iniciar a construção dos viveiros são: Dr. Ruy Coelho Gonçalves, Cônego Scherer e Augusto Mayer. Para isso, preciso conversar com as respectivas diretoras de cada escola, para explicar a necessidade do projeto, assim como, a cooperação dos alunos para viabilizar essa prática. Pretendo também, realizar palestras para divulgar essa ação e obter a adesão de outros professores para incentivar e participar do plantio dessas mudas. Pois, pretendo ampliar o plantio de mudas frutíferas na cidade, tentando obter o plantio de mil mudas em um ano, e a cada ano ampliar mais essa meta, para que nossa cidade fique repleta de árvores frutíferas, onde os pássaros e os moradores convivam em um ambiente mais equilibrado e que tenhamos de volta a beleza de uma cidade mais verde.
Assinar:
Postagens (Atom)